Atendimentos individuais
Papais em urgência emocional podem obter atendimento individual gratuitamente.
Além disso, qualquer pessoa interessada em obter mais informação sobre o serviço pode marcar uma reunião por meio do mesmo sistema de agendamento.
Em caso de emergência, se recomenda que o papai faça uso do Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio do telefone 188 ou via site do CVV em https://www.cvv.org.br/. O CVV funciona 24 horas por dia, todos os dias, e também é gratuito.
Participação em Grupos de Apoio
Os grupos de apoio emocional Papais Em Espera funcionam quinzenalmente, com duração aproximada de duas horas.
Os grupos atualmente disponíveis são:
Grupo 1 Online - 21h às 23h, via Internet, no 2º e 4º domingo de cada mês
Para participar gratuitamente, Inscreva-se como Papai via formulário. Um atendimento particular, também gratuito, será agendado para você. Durante o atendimento serão fornecidas informações básicas, regras e instruções sobre como ter acesso ao grupo.
Especificações dos grupos
Organização
O formato inicial do projeto é de grupo aberto.
O grupo é aberto à participação de qualquer pessoa que se sinta pai, sendo indiferente que seja pai biológico, ou pai socioafetivo, ou avô, ou outro.
Novos participantes podem ingressar gratuitamente em qualquer encontro e não assumem compromisso de participar futuramente.
Há a possibilidade de que participantes sejam reorganizados em subgrupos fechados, com programação predefinida, em função de especificidades de sua condição.
Facilitador-participante
Cada encontro é organizado por um facilitador-participante. Localmente, o facilitador cuida da divulgação do grupo, da preparação do local, do controle do tempo das reuniões e da mediação de outros participantes para que todos se sintam acolhidos.
O facilitador-participante do Grupo pode ser um papai em espera, assim como os demais participantes, ou um(a) voluntário(a) ou especialista especialmente preparado(a) para conduzir o grupo naquele evento.
Local das reuniões
As reuniões predominantemente são online para que possam acomodar participantes de diferentes locais. Apesar disso, é possível criar grupos e eventos presenciais específicos.
Frequência e duração dos encontros
O grupo conta com encontros quinzenais (de duas em duas semanas, independentemente de feriados), presencialmente ou online. Cada encontro tem duração de 2 horas.
Não há frequência mínima obrigatória, mas recomenda-se que novos participantes compareçam pelo menos uma vez por mês.
A duração típica de um grupo é de oito meses.
Tamanho do grupo
O grupo deve acomodar entre 2 e 20 participantes. Em caso de esse número ser ultrapassado, se deve tentar a subdivisão do grupo em dois desde que o número mínimo seja respeitado.
Inscrições e triagem
O comparecimento de novos participantes depende de inscrição prévia por meio de um formulário.
Após a inscrição, um voluntário conversará em particular com o participante, via programas de Internet ou via telefone. Por meio dessa conversa o candidato toma conhecimento sobre as regras do grupo e se sente menos ansioso em sua primeira participação.
Informação e material
A comunidade Papais Em Espera pode se fazer presente em redes sociais e em locais físicos. Apesar disso, o site da comunidade é a fonte principal de informação, material e meios de contato.
Insumos e recursos
Os serviços da comunidade são gratuitos para os participantes individuais.
Atualmente a comunidade é patrocinada (anonimamente) por um participante. É possível que o serviço receba doações, desde que continue gratuito para os participantes individuais.
Diversificação do grupo
Faz parte do método de atendimento do Papais Em Espera a diversificação de gênero no grupo após o seu amadurecimento.
Ingressam nos grupos diversificados apenas os papais que tenham participado de pelo menos seis encontros e tenham interesse em avançar o seu processo de autoconhecimento e compartilhamento.
Última atualização
04/02/2023 - Lançamento
04/06/2023 - Correções
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
Encarregado pelo tratamento de dados: Leonardo Lacerda Alves, Prof.
E-mail: Papais.Em.Espera@gmail.com
O serviço Papais Em Espera faz uso de cookies do Google, registrados no computador de visitantes, para geração de estatísticas de acesso ao site e para promoção do serviço.
Visitantes interessados no serviço podem fornecer voluntariamente dados sensíveis para se inscrever.
Sobre os usuários frequentes, após o tratamento dos dados para inscrição, o serviço armazena apenas os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone, localidade, e grupo.
Sobre os voluntários, após o tratamento dos dados para inscrição, o serviço armazena apenas os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone, localidade, formação e datas de participação.
Sobre os usuários de atendimento individual, após o atendimento, o serviço descarta todos os dados do usuário.
Em atendimentos dentro de redes sociais, como Facebook e Instagram, o serviço descarta todos os dados do usuário. Incluem-se entre esses dados: nomes, e-mails, mensagens, data do atendimento.
Para fins estatísticos, ao fim de cada dia, o serviço registra apenas: quantidade de participantes; quantidade de ações; quantidade de atendimentos; quantidade de voluntários. Não há qualquer individualização.